Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Uma dúzia de terroristas morreram quinta-feira em Tongomayel, no norte do Burkina Faso, em ataques aéreos lançadas pelo Exército burkinabe, anunciiu nesta segunda-feira oAAgência de Notícias do Burkina Faso (AIB).
Entre os terroristas mortos figura um seu inflluente chefe, Djibrilou Dicko, responsável por várias emboscadas mortíferas e pelo ataque terrorista contra a aldeia de Silgadji, que custou a vida a quarenta pessoas, em janeiro de 2020, segundo a AIB.
Exército burkinabe bombardeou, a 26 de maio de 2022, um grupo terrorista que se preparava para atacar no eixo Bourzanga-Namsiguia (centro-norte) uma caravana que acabava de abastecer a cidade de Djibo, disse a mesma fonte.
Em junho de 2021, o líder terrorista tinha saído das fileiras do Estado islâmico no Grande Sara (EIGS) para se juntar ao Grupo de Apoio ao Islão e aos Muçulmanos (GSIM), lembrou a fonte.
Tidiane Djibrilou Dicko é conhecido por ter levado a cabo, a 25 de janeiro de 2020, um ataque terrorista contra a sua aldeia natal, Silgadji, a 30 quilómetros de Bourzanga, matando cerca de 40 pessoas.
O seu grupo é igualmente responsável por várias emboscadas mortíferas no eixo Bourzanga-Djibo.
-0- PANA TNDD/JSG/DIM/DD 30maio2022