Agência Panafricana de Notícias

Dúvida sobre reinício do ano letivo em zonas sob controlo de rebeldes na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O reinício do ano letivo, fixado para 2 de setembro de 2013 em todo o território da RD Congo, deverá registar sérias dificuldades em várias localidades da província do Kivu-Norte (leste), nomeadamente em Béni, confrontada com problemas de insegurança, declarou esta terça-feira à imprensa o relator da sociedade civil local, Jean-Paul Ngangonde.

Segundo Jean-Paul Ngangonde, os habitantes de Béni, que têm apenas a agricultura como principal atividade geradora de receitas financeiras, já não têm acesso aos seus campos ocupados por grupos armados há dois anos.

« Nós registámos cerca de 31 mil 633 famílias, das quais 19 mil 164 constituídas por deslocados e oito mil 580 por refugiados que não têm acesso aos seus campos », sublinhou o responsável da sociedade civil, acrescentando que os que tentam ir aos seus campos são assassinados ou raptados pelos elementos dos diferentes grupos armados ativos na região.

Ele afirmou que o reinício escolar torna-se hipotético na zona, pois os pais não podem dedicar-se às suas atividades agrícolas geradoras de receitas necessárias para o pagamento das despesas escolares dos seus filhos.

Ele apelou igualmente ao Governo e aos seus parceiros para se envolver cada vez mais na resolução deste problema.

Uma dezena de grupos armados opera na localidade de Béni, nomeadamente os rebeldes ugandeses da ADF/NALU e diferentes milícias locais Maï-Maï, incluindo as de Hilaire Kombi.

-0- PANA KHO/SSB/FK/TON 20agosto2013