Agência Panafricana de Notícias

Duas toneladas de resina de cannabis descobertas em Marrocos

Rabat, Marrocos (PANA) – Cerca de duas toneladas de resina de cannabis foram descobertas quarta-feira na província de Errachidia (sudeste de Marrocos) pelas forças auxiliares (unidade paramilitar), soube-se no mesmo dia de fonte policial em Rabat.

A droga descoberta num terreno deserto foi dissimulada em 38 malas de 50 quilos cada, precisou a mesma fonte, acrescentando que um inquérito foi aberto para determinar a sua origem e o seu destino.

A 10 de maio último, agentes aduaneiros e polícias marroquinos apreenderam em Tanger (norte) 930 quilos do mesmo produto a bordo dum camião que se preparava para embarcar para Algésiras (sul da Espanha).

Dois dias antes, a Marinha marroquina confiscou cerca de uma tonelada da mesma droga durante uma operação lançada no Estreito de Gibraltar.

Marrocos seria o primeiro produtor-exportador da resina de cannabis, indica-se.

Segundo um inquérito conjunto da Agência Nacional de Desenvolvimento das Províncias do Norte e da União Europeia (UE), as vendas na Europa do haxixe produzido em Marrocos, estimam-se em cerca de 12 biliões de dólares americanos, ou seja o terço do Produto Interno Bruto (PIB) de Marrocos.

-0- PANA HBK/TBM/SOC/FK/DD 19maio2011