Duas toneladas de cannabis destruídas em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - A Policia Judiciaria (PJ) cabo-verdiana anunciou, quinta-feira, ter desmantelado mais de 14 parcelas com plantações de cannabis no município da Ribeira Grande de Santiago, destruindo mais de duas toneladas deste estupefaciente nelas cultivadas ilegalmenet.
Segundo a PJ, a denominada Operação Verde 2021, teve lugar terça-feira, 21, e envolveu um contingente de 22 dos seus efetivos, tendo resultado na destruição, no local, por meio da incineração, de 2.272 quilos de cannabis, por ordem do Ministério Público.
A 23 de fevereiro de 2021, a PJ tinha procedido também ao desmantelamento de 16 parcelas de terreno com várias plantações de cannabis, na localidade de Belém, no mesmo concelho de Ribeira Grande de Santiago.
A operação, na qual participou um contingente de 25 efetivos da Polícia Judiciária, culminou com a destruição, nos locais, por meio de incineração, de 2.931 quilos de cannabis, conforme a ordem do Ministério Público.
Ainda no decorrer deste ano, a nível de Santiago Norte, a Polícia Nacional (PN) e o Ministério Público desmantelaram, em março de 2021, várias plantações da mesma droga na zona de Picos, em São Salvador do Mundo.
Como consequência, foram destruídas, no local, da mesma maneira, 256 quilos do mesmo produto, conhecido localmente por "padjinha".
No quadro desta luta contra a cultura ilegal de drogas no interior da ilha maior de Cabo Verde, ocorreram, a 15 de dezembro de 2020, a destruição de várias plantações e de 1.363 quilos de cannabis.
Tratou-se da quinta operação do género realizada desde a final de outubro do ano transato, segundo anunciou a mesma instituição.
-0- PANA CS/DD 23setembro2021