Duas pessoas morrem sob custódia policial na África do Sul
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Duas pessoas morreram sob a custódia policial e seis outras foram mortas pela polícia em várias operações, desde o início da operação de confinamento do Covid-19 (coronavírus) na África do Sul, há uma semana, indica um relatório policial publicado neste fim de semana na cidade do Cabo.
Trinta outros incidentes, em que pessoas foram vítimas de maus tratos pela polícia e uma alegada violação sexual atribuído a um agente de polícia, lê-se no documento.
A oposição oficial, a Aliança Democrática (AD), apelou sexta-feira às autoridades para que investigassem estes "atos desprezíveis" e fizessem com que os agentes em causa fossem responsabilizados.
"A África do Sul não se encontra em estado de emergência, mas sim em estado de catástrofe nacional. O Estado de direito, a Carta dos direitos e a Constituição devem ser respeitados em todas as circunstâncias. O papel da polícia é impor o confinamento e encorajar as pessoas a permanecerem em casa e observarem o distanciamento social, dentro dos limites dos regulamentos de confinamento", disse o deputado da DA, Andrew Whitfield.
A DA defende a criação de uma comissão da Assembleia Nacional para assegurar um controlo mais forte e mais rigoroso da autoridade executiva nacional e dos organismos estatais, e velar pela proteção das liberdades civis dos Sul-Africanos durante o confinamento.
-0- PANA CU/VAO/ASA/DIM/DD 3abril2020