Agência Panafricana de Notícias

Duas grandes manifestações a favor de novo código eleitoral no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Duas grandes manifestações realizar-se-ão a 25 de abril corrente no Burkina Faso, anunciaram neste fim de semana a antiga oposição ao ex-regime de Blaise Compaore em Ouagadougou.

As manifestações terão lugar nas principais cidades do país, em previsão das próximas eleições previstas para 11 de outubro próximo, de que já estão excluídos próximos de Blaise Compaoré, ex-Presidente burkinabe.

Segundo Bénéwendé Sankara, porta-voz dos partidos da antiga oposição, tratar-se-á de marchas a que se seguirão comícios em Ouagadougou (capital) e em Bobo Dioulasso, a segunda cidade do país, para «renovar a nossa aderência ao código eleitoral modificado».

Segundo Sankara, "o código eleitoral é legítimo e legal e comprometemo-nos firme e definitivamente a aplicá-lo e defendê-lo».

«A lei votada diz respeito aos Burkinabes. E sabemos porque foi votada: para satisfazer o povo», lançou Ablassé Ouédraogo, um membro da antiga oposição.

As eleições presidenciais e legislativas, que devem pôr termo à transição, decorrerão a 11 de outubro próximo no Burkina Faso.

Após 27 anos de poder sem partilha, o ex-Presidente Compaoré foi destituído a 30 de outubro de 2014 por uma revolta popular de rua quando queria modificar a Constituição para se candidatar novamente às eleições de 2015.

O Parlamento interino votou um novo código eleitoral que exclui das próximas eleições pessoas que apoiaram "a mudança inconstitucional que atropelava o princípio da alternância política".

Dignitários do antigo regime denunciaram «um código eleitoral exclusivo» retirando-se de todos os órgãos da Transição antes de interporem um recurso junto do Conselho Constitucional.

A União Europeia e os Estados Unidos apelaram, por sua vez, às novas autoridades do Burkina Faso a realizarem eleições «inclusivas".

-0- PANA NDT/IS/CJB/DD 19abr2015