Agência Panafricana de Notícias

Duas fações da UFC preparam congressos separados no Togo

Lomé- Togo (PANA) -- As duas fações da União das Forças da Mudança (UFC, principal partido da oposição togolesa), preparam congressos extraordinários separados para oficializar a sua rutura desta formação dirigida por Gilchrist Olympio.
O Bureau Nacional do Partido, coliderado pelo primeiro vice-presidente do partido, Patrick Lawson, e pelo secretário-geral Jean-Pierre Fabre, organizam terça-feira o seu congresso extraordinário para "sanear os órgãos e rever os estatutos do partido a fim de garantir o seu funcionamento harmonioso e consolidar a sua coesão e sua unidade".
Por seu turno, Olympio convocou um congresso extraordinário da UFC para quinta-feira próxima, também para "o saneamento do partido".
A ala Fabre-Lawson beneficia do apoio de 35 das 40 federações do partido, ao passo que as restantes cinco continuam fiéis a Olympio.
Divergências surgiram no seio da UFC na sequência do acordo assinado, a 26 de maio último, em nome da UFC, por Olympio com o Agrupamento do Povo Togolês (RPT, partido no poder) para ingressar na nova equipa governamental.
Nos termos deste acordo, a UFC entrará no Governo, participará na formação dos gabinetes ministeriais, designará responsáveis para as administrações centrais, as sociedades estatais, as prefeituras, os conselhos municipais, as embaixadas, entre outros.
No total, sete pastas ministerias serão concedidas à UFC, de acordo com Olympio, que não disse se ele próprio fará pessoalmente parte da nova equipa governamental.