Cotonou, Benin (PANA) – Os deputados novamente eleitos nas legislativas de 28 de abril último, no Benin, acabam de constituir duas bancadas parlamentares, levando os nomes dos seus respetivos partidos, soube a PANA de fontes parlamentares.
A primeira bancada parlamentar, que se assume como a minoria parlamentar com a denominação de "Bloco Republicano", com 36 membros no Parlamento, é liderado pelo deputado Abimbola Jean Michel.
“O grupo parlamentar assume-se com a minoria parlamentar. Contudo, garantimos que, embora sejam da menoria, as nossas ideias e o nosso combate não é de menos. Não podem ser assim na medida em que as dieias são partilhadas por todos os Beninenses apaixonados pela paz e pela justiça social, pelo desenvolvimento económico num ambiente favorável à sã e leal competição dos valores geradores de riquezas”, sublinhou a sua declaração.
Dirigido por um gabinete de cinco membros, em colaboração com 47 deputados liderados por Marcellin Ahonoukoun, o segundo grupo parlamentar denominado “União Progressista” entende “continuar, aprofundar e concluir a reforma do sistema partidário iniciado pela lei n° 2018-23 de 17 de setembro de 2018, relativa à carta dos partidos políticos e o novo código eleitoral”.
Empolgado pela sua maioria, este grupo parlamentar deve, segundo seus membros, "velar pelo essencial, longe de vãs polémicas da elite inteletual e económica do país”.
-0- PANA IT/TBM/SOC/MAR/DD 22maio2019