Kigali, Rwanda (PANA) – Doze novos casos de doença do vírus Ébola foram confirmados durante a epidemia em curso nas províncias de Kivu-Norte e Sul, e do Ituri, no leste da República Democrática do Congo (RDC, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os casos confirmados foram assinalados em nove distritos de saúde situados em quatro zonas de saúde, designadamente Butembo (42 por cento, n=5), Mambasa (33 por cento, n = 4), Mangina (17 por cento, n = 2) e Beni (oito por cento, n = 1), indicou a OMS.
O novo caso assinalado em Beni diz respeito a uma cadeia de transmissão originária da aérea de saúde de Aloya, situada na zona sanitária de Mabalako, no leste da RDC.
Na data de 7 de janeiro, três mil e 392 casos da doença do vírus de Ébola, no total foram assinalados, dos quais três mil e 274 casos confirmados e 118 casos prováveis, dos quais dois mil e 235 falecimentos, de acordo com a fonte.
No total dos casos confirmados e prováveis, 56 por cento eram mulheres, 28 por cento eram crianças menores dos 18 anos de idade e 169 (ou seja cinco por cento todos os casos assinalados) eram profissionais da saúde, segundo a OMS.
-0- PANA TWA/AR/AKA/IS/MAR/DD 13jan2020