Donald Trump atribui crise migratória na Itália ao conflito na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) – O Presidente americano, Donald Trump, afirmou durante uma conferência de imprensa, que o conflito na Líbia provocou uma crise da migração clandestina que põe uma pressão sobre a Itália.
Trump fez esta declaração no termo de uma reunião com o seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, em visita aos Estados Unidos desde quarta-feira.
A Itália apelou, no início deste mês, para procedimentos diplomáticos intensivos com vista à estabilidade na Líbia, para fazer face à migração clandestina.
Este apelo seguiu-se ao anúncio do ministro italiano dos Negócios Estrangeiros de um novo decreto governamental sobre a aceleração do repatriamento dos migrantes clandestinos de 13 países dos quais a Argélia, a Tunísia e Marrocos.
A Líbia está confrontada, há décadas, com ondas de migrantes clandestinos provenientes de vários países africanos e asiáticos que na sua maioria procuram os países com maiores possibilidades de emprego, sendo a Líbia, país situado na África do Norte, rica em recursos petroleiros e de gás.
Mas depois da insurreição popular que destituiu o regime do coronel Muamar Kadafi, em 2011, com intervenção da NATO, mergulhando o país num caos de segurança devido ao conflito que se seguiu, os migrantes preferem partir para a margem norte do Mediterrâneo.
O ritmo das ondas de migrantes clandestinos continuou devido à procura permante de uma vida melhor, longe das guerras, dos conflitos e da pobreza que abalam os seus países respetivos, apesar das ameaças ligadas à sua exploração por grupos de traficantes de seres humanos e aos afogamentos no mar.
-0- PANA MA/IN/TBM/SOC/MAR/IZ 18out2019