Domingos Monteiro reeleito presidente da Federação São-tomense de Futebol
São Tome São Tomé e Príncipe (PANA) - O candidato único a presidente da Federação São-tomense de Futebol, Domingos Fernandes Monteiro, foi reeleito terça-feira para um mandato de quatro anos, soube a PANA de fonte oficial, em São Tomé.
“Estou muito feliz pelo voto de confiança que os 39 clubes e associados depositaram em mim", afirmou Monteiro, no final da assembleia eletiva.
Ele sublinhou ter agora "caminho aberto" para consolidar a experiência que acumulou, entre 2014-2018, no mandato anterior que termina com a sua reeleição.
Abraços e sorrisos na assembleia-geral eletiva da Federação São-tomense de Futebol, entre Domingos Monteiro e membros associados dos clubes, marcaram o fim de uma crise despoletada, em novembro de 2018, por Jasi Ramos, antigo vice-presidente, por alegada falta de democratização na anterior direção.
Mais tarde, Jasi Ramos juntou-se à candidatura do coronel Idalécio Pachire na corrida à liderança da Federação, e o litígio acabou por dar entrada no Supremo Tribunal de Justiça.
A jurisdição suprema indeferiu a providência cautelar interposta pela candidatura de Idalécio Pachire, argumentando que o conflito por irregularidades de pendor desportivo deve ser dirimido em assembleia-geral ou em tribunal arbitral.
Mas, à semelhança da de Josy Barros, a pré-candidatura de Idalécio Pachire foi afastada da corrida, em assembleia-geral, por alegadas irregularidades documentais face às exigências regulamentares e estatutárias da Federação.
Com a rejeição administrativa destas duas candidaturas, Monteiro chegou ao pleito como candidato único à sua própria sucessão na liderança da FSF, que conta com um orçamento anual de um milhão de dólares americanos e 40 membros associados.
-0- PANA RMG/DD/IZ 20fev2019