Rabat, Marrocos (PANA) - Dois voos partiram do aeroporto internacional Mohamed V de Casablanca para a Líbia, transportando as duas delegações líbias que participaram nas negociações de Bouznika e alguns cidadãos líbios bloqueados, em Marrocos.
Estes últimos estavam retidos, em Marrocos, desde março deste ano, na sequência da suspensão do tráfego aéreo devido à propagação do novo coronavírus (covid-19).
O jornal marroquino « Akhbar Al Youm » precisou, na sua edição desta quinta-feira, que os dois voos, organizados por instrução do rei marroquino, Mohamed VI, saíram um com destino a Trípoli e o outro a Tobruk.
A mesma fonte indicou que o voo com destino ao aeroporto de M’itika de Trípoli partiu terça-feira, com a delegação do Alto Conselho de Estado líbio e outros cidadãos líbios que estiveram bloqueados, em Marrocos, e que quiseram regressar ao seu país.
O segundo voo saiu de Casablanca quarta-feira, para o aeroporto « Dar Salam » de Tobruk, transportando a delegação do Parlamento líbio e também cidadãos líbios bloqueados e marroquinos instalados na Líbia, indicou a mesma fonte.
A Embaixada da Líbia em Marrocos exigiu de todos aqueles que quiserem viajar para o país um passaporte válido e um certificado de teste negativo da covid-19.
Os dois voos foram garantidos pela companhia líbia « El Barrak », afirmou o jornal.
-0- PANA AT/IN/IS/FK/IZ 17set2020