Dois soldados senegaleses mortos em explosão de mina antitanque no sul do país.
Ziguinchor, Senegal (PANA) - Dois soldados senegaleses morreram e dois outros ficaram gravemente feridos segunda-feira, na explosão de uma mina antitanque em Ziguinchor, no sul do Senegal, apurou a PANA de fontes militares.
Segundo as mesmas fontes, o incidente ocorreu quando um veículo de transporte de tropas acionou o engenho entre as aldeias de Diagnon e Bissine, a cerca de 50 quilómetros a leste de Ziguinchor, a principal cidade da Casamança, fronteiriça com a Guiné-Bissau.
Os corpos dos dois soldados mortos e dos dois feridos foram levados ao Hospital Regional de Ziguinchor, deram a conhecer as mesmas fontes.
Confirmaram que estão atualmente a ser realizadas operações na zona, perto da fronteira da Guiné-Bissau, pelo Exército senegalês para garantir o regresso de exilados após vários anos de vida errante.
Estas operações continuarão até à sua conclusão como previsto, de acordo com estas fontes, que no entanto não fornecem mais pormenores.
Esta é a segunda vez que as minas fazem vítimas nas fileiras do exército senegalês desde o início destas operações, há um pouco mais de dez dias.
Antes deste incidente, tinham ocorrido violentos confrontos durante dois dias entre militares senegaleses e combatentes do Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC, movimento independentista), por causa de um projeto de criação de um posto militar na zona.
Também aconteceu, sábado último, em Casamance, um incidente similar, em Nord- Sindian, em direcção à fronteira com a Gâmbia, cujo balanço é de oito feridos, todos soldados senegaleses, de acordo com as mesmas fontes.
-0- PANA MAD/JSG/DIM/DD 15junho2020