Agência Panafricana de Notícias

Dois soldados malianos mortos numa emboscada terrorista no centro do país

Bamako, Mali (PANA) - Dois soldados da Guarda Nacional mariana foram mortos e outros cinco ficaram feridos numa emboscada terça-feira, perto da cidade de Konna, na região de Mopti, no centro do país, revela uma declaração do Ministério da Defesa e Veteranos de Guerra.

"A missão da Guarda Nacional foi emboscada por um grupo terrorista armado, na floresta de Batouma, a cerca de 30 quilómetros a leste de Konna", precisa a mesma declaração distribuída quinta-feira.

Os feridos foram evacuados para Sévaré, perto da cidade de Mopti, acrescenta a mesma nota.

A missão foi atacada quando regressava "de uma missão para escoltar fundos para o Banco Maliano de Solidariedade  (BMS) em Douentza".

De acordo com a declaração, "os elementos opuseram uma forte resistência e conseguiram afastar-se do veículo que  transportava os três agentes bancários.

O Ministério maliano da Defesa  prestou "homenagem aos soldados que morreram, de armas na mãos",conclui a declaração.

No início de janeiro de 2013, os jihadistas, na sua intenção de tomar o sul do Mali, ocuparam a cidade de Konna, a cerca de 70 km de Sévaré, uma zona tampão entre o norte e o sul do país. Após vários dias de bombardeamentos, a força francesa "Serval", hoje Barkane, e as Forças Armadas Malianas retomaram a cidade, em 17 de janeiro de 2013 .

Os jihadistas foram finalmente expulsos pelas forças francesas, malianas e africanas das regiões do norte do Mali (Tombouctou, Gao e Kidal) que ocupavam desde março de 2012 até janeiro de 2013.

-0- PANA GT/JSG/DIM/IZ 31dez2020