Agência Panafricana de Notícias

Dois próximos de Blaise Compaoré detidos no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Léonce Koné, segundo vice-presidente do Congresso para a Democracia e Progresso (CDP, ex-maioria), Hermann Yameogo, presidente da União Nacional para a Democracia e Desenvolvimento (UNDD), foram detidos segunda-feira pela Gendarmaria pela sua implicação suposta no golpe de Estado frustrado em setembro passado no Burkina Faso.

O general Gilbert Diendéré, antigo homem de confiança do ex-Presidente Blaise Compaoré, e uma dezena de oficiais militares suspeitos de implicação no golpe de Estado foram detidos em Ouagadougou.

O dossiê está atualmente a ser gerido pela justiça militar, enquanto a maioria dos soldados do ex-Regimento de Segurança Presidencial (RSP) voltou para os seus quartéis respetivos.

O Governo de transição tranquilizou que todas as pessoas detidas beneficiarão de "julgamento equitativo".

A vida retomou o seu curso na capital, Ouagadougou, e nas outras localidades do país.

Desde sexta-feira à noite, um recolher obrigatório foi fixado doravante da uma hora às quatro horas da manhã e a Polícia convidou "as populações das cidades e do interior para o respeito estrito destes novos horários e para ficar vigilantes".

Uma cerimónia simbólica para marcar o fim do desarmamento dos soldados do ex-RSP decorreu esta terça-feira na Praça da Revolução de Ouagadougou.

-0- PANA NDT/JSG/IBA/MAR/TON 06out2015