Agência Panafricana de Notícias

Dois políticos de origem congolesa espancam-se num restaurante na Bélgica

Bruxelles- Bélgica (PANA) -- Dois homens políticos belgas de origem congolesa engalfinharam-se num restaurante de Bruxelas na sequência duma violenta altercação sobre a situação política na República Democrática do Congo (RDC).
Trata-se de Bertin Mampaka, deputado bruxelense e vereador, e de Bob Kabamba, membro influente do partido Ecolo.
Segundo uma fonte contactada na capital belga, Bertin Mampaka introduziu uma queixa contra Bob Kabamba por sequestração, ofensas corporais, enquanto o segundo acusa o primeiro de calunia e difamação.
O caso complicou-se porque os dois protagonistas recusam-se a retirar as suas queixas apesar da mediação de Joëlle Milquet, presidente do Centro Democrata e Humanista (CDH), a formação de Mampaka, e de Jean-Michel Javaux, presidente do partido Ecolo de Kabamba.
Os dois adversários gozam duma grande popularidade no seio da comunidade congolesa da Bélgica.
Durante as últimas eleições regionais, Mampaka foi eleito com seis mil 100 votos de preferência, enquanto Kabamba por pouco ia ser eleito senador na lista apresentada pelos ecologistas.
Doutor em ciências políticas, Bob Kabamba é professor na Universidade de Liège, enquanto Bertin Mampaka abandonou a sua carreira de docente universitário para se consagrar aos seus mandatos políticos.