Dois polícias mortos em explosão terrorista no Quénia
Nairobi, Quénia (PANA) – Dois polícias morreram depois de o seu carro acionar, no fim de semana, um engenho explosivo improvisado (EEI), na localidade de Wajir, no nordeste do Quénia, num incidente descritos pelas autoridades como ato terrorista.
Segundo as autoridades quenianas, o ataque teria sido executado pelo grupo islamita somalí, Al Shabaab.
A Polícia declarou sábado que o incidente fez sete outros feridos.
Wajir representa um dos quatro municípios do nordeste do Quénia que são fronteiriços com a Somália abalada pela guerra há anos.
Os oficiais afetados faziam parte das forças especiais que ocupam a porosa fronteira, entre o Quénia e a Somália, no exterior da cidade de Wajir.
Várias dezenas de agentes de segurança quenianos, mais particularmente polícias, foram mortos, em 2019, no nordeste do Quénia, durante ataques perpetrados pelo grupo terrorista somalí.
Os terroristas estão opostos ao envio das tropas quenianas de manutenção da paz à Somália, que trabalham no quadro da Missão Híbrida Nações Unidas-União Africana na Somália (AMISOM).
As outras tropas da missão provêm do Burundi, do Djibuti, da Etiópia e do Uganda.
A componente militar da AMISOM está encarregada de levar a cabo operações de apoio à paz na Somália.
Ela também visa estabilizar a situação no país e reunir as condições necessárias para a realização das atividades humanitárias.
As tropas da AMISOM estão presentes na Somália a pedido do Governo Federal da Somália, dirigido pelo Presidente Mohamed Abdullahi Mohamed "Farmajo".
-0- PANA DJ / MA/AKA/TBM/FK/IZ 30dez2019