Bamako, Mali (PANA) – Um avião do Exército maliano despenhou-se, terça-feira, em Sévaré, na região de Mopti, no centro do país, matando dois pilotos a bordo, designadamente o capitão Moussa Maiga e o seu copiloto, tenente Mahamadou B. Traoré, soube a PANA de fonte oficial.
O avião regressava dum exercício no quadro duma operação antiterrorista contra os grupos armados que semeiam o terror no centro e no norte do Mali.
Depois de falhar todas as tentativas de aterrar no aeroporto local, o piloto quis evitar o pior, dirigindo-se para um espaço vazio do campo do Exército onde o aparelho se despenhou, revela a mesma fonte.
Desde o anúncio da triste notícia, o governador da província de Mopti, general Abdoulaye Cissé, deslocou-se imediatamente ao local para constatar os danos causados pelo despenhamento.
Apresentou, em nome, das mais altas autoridades malianas, as condolências às famílias dos falecidos.
Uma comissão de inquérito militar, independente de um inquérito judicial e civil, foi instaurado, para situar as causas deste acidente, indicou o chefe do Estado Maior das Forças Armadas, general de brigada Souleymane Doucouré.
O general anunciou ainda que uma delegação das Forças Armadas malianas deixou Bamako com destino a Sévaré, para transportar os restos mortais dos dois pilotos.
-0- PANA GT/JSG/MAR/IZ 08abril2020