Agência Panafricana de Notícias

Dois partidos da oposição nigeriana recusam-se a participar em Governo de coligação

Lagos, Nigéria (PANA) – Dois pesos pesados da oposição nigeriana anunciaram que não participarão no Governo de União Nacional previsto pelo Presidente nigeriano Goodluck Jonathan, após a vitória deste nas eleições presidenciais de 16 de abril último.

O primeiro partido da oposição da Nigéria, o Congresso para a Ação da Nigéria (ACN), e o Congresso para a Mudança Progressiva (CPC) afirmaram ambos que não integrarão nenhum Governo de União Nacional dirigido pelo Partido Democrático Popular (PDP) de Jonathan.

O porta-voz do ACN, Lai Mohammed, indicou numa declaração que um tal Governo "não é um bom presságio para a democracia, pois servirá apenas para afixiar uma oposição dinâmica e encorajar a emergência dum Estado-partido".

Por sua vez, o candidato do CPC, Muhammadu Buhari, que ocupou a sua segunda posição atrás de Jonathan nas eleições presidenciais, explicou também que não participará no Governo de coligação pois "a vitória de Jonathan foi manchada por fraudes".

« Acreditávamos participar em eleições justas, livres e credíveis mais nós descobrimos que a última eleição presidencial não foi livre nem justa. Faltou-lhe credibilidade pelo que o nosso partido decidiu contestar o resultado em Tribunal ».

« Não podemos participar num Governo eleito graças à fraude mas os que prepararam o terreno para estas eleições manipuladas são livres de participar nele. Não será o nosso caso », declarou o porta-voz de Buhari, Yinka Odumakin.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/IZ 04maio2011