Agência Panafricana de Notícias

Dois oficiais franceses esperados nos Camarões para luta contra Boko Haram

Yaoundé, Camarões (PANA) - Dois oficiais franceses são esperados esta quinta-feira em Maroua, no norte dos Camarões para reforçar o apoio da França na luta contra a seita islamita Boko Haram na região, indica um comunicado da Embaixada de França, nos Camarões.

Os dois oficiais constituem um destacamento de coordenação e contacto a ser desdobrado esta quinta-feira em Maroua, para se juntar à quarta Região Militar Inter-Exércitos para reforçar o apoio de França nesta luta, de acordo com a fonte.

Segundo a Embaixada de França nos Camarões, esta estrutura foi elaborada no âmbito dum Acordo de Parceria de Defesa entre França e os Camarões, com a anuência das autoridades camaronesas.

A Estrutura trabalhará em consonância com uma Célula de Coordenação e Ligação baseada em N´Djamena, no Tchad, onde colaboram igualmente oficiais camaroneses e tchadianos no domínio da informação e da planificação operacional, conclui o comunicado.

As Forças Armadas dos Camarões, do Tchad, do Níger e da Nigéria levam a cabo, há algumas semanas, operações militares contra o grupo terrorista nigeriano Boko Haram radicado no nordeste nigeriano donde semeia a desordem em todos estes países.

-0- PANA EB/TBM/SOC/MAR/DD 19março2015