Conakry, Guiné (PANA) - A Guiné assinalou, segunda-feira, duas novas mortes relacionadas com o coronavírus em centros de tratamento, elevando a 79 o total destes óbitos ocorridos em hospitais, desde o primeiro caso detetado em março último, anunciou a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS) no seu boletim diário a que a PANA teve acesso.
A mesma fonte afirma que 18 novas infeções pela covid-19 foram registadas após testes realizados em mil 548 amostras, ou seja, um índice de positividade de 1,2 por cento, enquanto 50 pacientes testados negativos foram declarados curados.
O acumulado de casos positivos confirmados é de 13 mil 624 contra 12 mil 465 curados, diz a ANSS.
Denunciou o incumprimento das medidas de prevenção, nomeadamente a falta quase geral de máscaras faciais de proteção, apesar da consequente multa de 50 mil francos guineenses, ou cerca de 600 dólares americanos).
O Governo ordenou recentemente à ANSS que intensificasse o rastreio em todos os Ministérios, bem como nas empresas públicas e privadas, particularmente no setor mineiro, considerado como uma importante fonte de empregos.
Exortou igualmente atores da sociedade civil a envolverem-se em campanhas de sensibilização, particularmente na cidade capital, Conakry, considerada o epicentro da doença.
-0- PANA AC/JSG/DIM/DD 8dezmbro2020