Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso registou dois novos casos de poliomielite, nos distritos de saúde de Kaya (centro-norte) e de Bogodogo (Ouagadougou), anunciou quarta-feira o Governo no final de uma reunião do Conselho de Ministros.
Segundo ainda o Governo, esta situação requer a implementação de uma resposta nacional, tendo em conta o duplo contexto da epidemia e insegurança da covid-19 e de insegurança.
O Conselho decidiu implementar um Plano de resposta nacional, que deverá contribuir para interromper a transmissão da poliomielite.
Na quarta-feira, o Governo analisou um relatório sobre a situação da resposta à epidemia de poliomielite, causada pelo poliovírus em circulação derivado da vacina tipo 2 (cPVDV2).
Em 5 de janeiro de 2020, o Burkina Faso registou o seu primeiro caso de poliomielite devido à circulação do poliovírus derivado da vacina tipo 2 (cPVDV2).
A resposta a esta doença levou à organização de uma campanha de imunização, nos distritos de saúde de Ouargaye e Bittou, que atingiu 174 mil 910 crianças, dos 0 aos 59 meses de idade, o reforço da vigilância da poliomielite e à intensificação da comunicação em favor da vacinação.
-0- PANA TNDD/DIM/IZ 11junho 2020