Dakar, Senegal (PANA) - O Senegal registou dois novos casos de coronavírus quinta-feira, o que eleva a 38 o número de pessoas cujos testes se revelaram positivos para este vírus no país, anunciou o ministro senegalês da Saúde Pública e Ação Social, Abdoulaye Diouf Sarr.
Em declaração à imprensa para fazer o ponto da situação, Sarr afirmou que dos 22 casos submetidos ao Instituto Pasteur para testes, dois foram considerados positivos.
Anunciou a recuperação de três casos, dos quais uma criança de dois anos de idade, filho dum emigrante senegalês que voltou da Itália, e um casal franco-senegalês de 80 e 68 anos de idade.
Nesta sexta-feira, será avaliada a decisão tomada pela Associação de Imames e Ulemas (dignitários muçulmanos) de fechar mesquitas, de acordo com as medidas governamentais que proíbem aglomerações públicas e privadas.
Porém, a imprensa local informou que os líderes de duas principais mesquitas da confraria Mouride (conservadores), em Dakar e Touba (cidade santa), e da Grande Mesquita de Dakar, se recusaram a respeitar esta decisão durante orações desta sexta-feira.
Uma tal atitude pode desacreditar a autoridade do Estado e expor milhares de pessoas ao risco de contrair o coronavírus que, diz-se, paira essencialmente em Dakar e em Touba.
-0- PANA DIM/DD 19março2020