Dois novos casos de coronavírus confirnados no Gabão
Libreville, Gabão (PANA) - Dois novos casos de coronavírus foram assinalados terça-feira à noite no Gabão, elevando assim a três o número de pessoas infetadas, anunciou em Libreville o porta-voz do Comité Coordenação da luta contra o flagelo, Patrick Obiang.
Trata-se de duas mulheres gabonesas de 49 e 29 anos idade de idade respetivamente.
A primeira foi alegadamente contaminada durante a sua recente estadia em Marselha e em Paris (França), ao passo que a segunda no seu local de trabalho, na Polícia Aérea e de Fronteiras (PAF) do Aeroporto Internacional de Libreville, durante o controlo de passaportes a um passageiro.
Segundo os serviços de saúde, a paciente, que chegou a Libreville a 10 de março corrente, já tinha apresentado, em França, três semanas antes da sua chegada ao Gabão, alguns sintomas, incluindo uma tosse seca intermitente com dores de garganta.
Estranhamente, o seu teste no aeroporto de Libreville tinha-se revelado negativo.
Foi domingo último, 15 de março, que a paciente, que também tinha febre e dores nas articulações, foi ao Centro Hospitalar Universitário de Libreville (CHUL) para uma consulta, onde as suas amostras recolhidas confirmarão a sua contaminação pelo Covid-19 (coronavírus).
Desde 16 de março corrente, o Governo gabonês tem tomado novas medidas para proteger seus cidadãos, nomeadamente a contenção mais leve da população e a limitação de viagens.
-0- PANA LAW/JSG/DIM/DD 19março2020