Agência Panafricana de Notícias

Dois mortos em distúrbios ligados ao golpe de Estado no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Dois corpos foram descobertos nas ruas de Ouagadougou, na sequência das manifestações ligadas ao golpe de Estado perpetrado esta quinta-feira por militares próximos do Presidente deposto em outubro de 2014, Blaise Compaoré, que detêm o Presidente de Transição, Michel Kafando, e membros do seu Governo.

O primeiro caso de morte foi registado quarta-feira última à noite, quando manifestantes tentavam dirigir-se para a Presidência onde estão detidos o Presidente, o seu primeiro-ministro e membros do Governo pela ex-Guarda Presidencial de Blaise Compaoré, expulso do poder por um levantamento popular a 31 de outubro de 2014.

Esta quinta-feira, um outro jovem foi atingido por tiros disparados por soldados armados no centro da cidade, perto da Rotunda das Nações Unidas, mas algumas testemunhas falam em terceiro morto num outro bairro popular da cidade de Ouagadougou.

Quarta-feira última, o brigadeio Gilbert Diendéré, antigo chefe de Estado- Maior particular do ex-Presidente Blaise Compaoré, foi proclamado presidente do Conselho Nacional para a Democracia (CND), em em detrimento do Governo de transição.

Um recolher obrigatório foi instaurado das 19 horas às seis horas de manhã até à nova ordem, estando desde já encerradas as fronteiras terrestres e aéreas e paralisadas várias grandes cidades do país.

As populações estão entre inquietude e interrogações.

Vários jornalistas foram impedidos de fazer o seu trabalho e muitos programas de alguns órgãos de comunicação audiovisuais foram suspensos.

-0- PANA NDT/TBM/FK/DD 17set2015