Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Um empregado e um soldado morreram na madrugada de quarta-feira última num ataque perpetrado contra a mina de Riverstone Karma SA, no norte do país, soube a PANA de fonte segura.
"A reação vigorosa dos elementos da segurança da mina e das forças de defesa e segurança permtiram repelir o ataque", escreveu num comunicado o Grupo Neré Mining.
As duas vítimas são um empregado da mina e um soldado do 12.º Regimento da Infantaria Comando, baseado em Ouahigouya, na mesma região.
O processo do balanço das operações ainda está em curso, segundo o mesmo documento.
Face à emergência, uma célula de crise foi imediatamente instalada para continuar a avaliar a evolução da situação no terreno.
O pessoal da mina foi evacuado desta zona e um acompanhamento psicológico está disponível para acompanhar os trabalhadores.
A direção da Riverstone Karma SA decidiu suspender as suas operações para concentrar os seus esforços no asseguramento do conjunto dos colaboradores, dos subcontratados e da zona.
A situação de segurança está a deteriorar-se cada vez mais no Burkina Faso, onde vários indivíduos armados não identificados atacaram, quinta-feira, uma base da Gendarmaria de Barani, na província de Gancho de Mouhoun, no noroeste do país.
Três gendarmes foram mortos e 13 supostos terroristas neutralizados, de acordo com fontes de segurança locais contactadas pela PANA.
-0- PANA TNDD/IS/FK/DD 09junho2022