Bujumbura, Burundi (PANA) - Duas pessoas morreram num ataque armado não reivindicado contra uma casa familiar civil, ocorrido na noite de domingo para segunda-feira últimos em Mwaro, no centro do Burundi, relatou a rádio estatal, citando fontes seguras.
Os dois mortos são uma criança e um empregado de limpeza residentes na mesma residência, pertencente a Athanase Mpawenayo, um funcionário administrativo, de acordo com as mesmas fontes.
Dois suspeitos foram capturados no quadro das investigações policiais sobre o caso com o objetivo de identificar agressores e descobrir os seus motivos.
Desde o fim da guerra civil dos anos 1990 e 2000 no Burundi, o tipo de violência relatada com mais frequência relaciona-se com o banditismo armado e ajustes de contas.
No final da guerra, uma pesquisa da autoria de uma Organização Não Governamental (ONG) suíça, Small Arms Survey, estimou que mais de 100 mil armas ligeiras e de pequeno calibre estão ilegalmente na posse dos civis.
A insegurança residual está, em parte, alimentada por este arsenal de guerra.
Uma comissão nacional permanente para combater a proliferação de armas ligeiras e de pequeno calibre está prestes a começar a funcionar, desde 2010.
-0- PANA FB/JSG/MAR/DD 05abril2021