Agência Panafricana de Notícias

Dois líderes da oposição da Nigéria preocupados com sistema judicial no país

Abuja, Nigéria (PANA) – Duas figuras essenciais da oposição da Nigéria, o general Muhammad Buhari, e o chefe do Congresso para a Ação da Nigéria (ACN), Bola Ahmed Tinubu, exortaram quinta-feira os seus compatriotas a “mobilizar-se para salvar o sistema judicial do país próximo dum desmoronamento iminente”.

Falando em Abuja durante a entrega dos Prémios de Leadership Conference and Awards de 2011, organizada pela Leadership Newspapers, eles acusaram o partido no poder, o Partido Democrático Popular (PDP) de ter comprometido o sistema judicial do país.

O general Buhari apresentou um recurso em justiça para contestar os resultados do escrutínio presidencial de abril de 2011 que ele perdeu face ao Presidente Goodluck Jonathan.

Ele declarou que o PDP tem a intenção de pôr o sistema judicial sob o seu domínio, considerando que se a população não reagir, este partido poderá transformar o sistema judicial num órgão sob seu controlo.

Laureado do Prémio de Político do Ano de 2011, Buhari criticou a maneira como o antigo presidente do Tribunal de Apelação, Isa Salami, foi demitido.

« Salami foi demitido e substituído por um outro juiz. Devemos fazer com que a magistratura não seja ameaçada se não é o fim e a nossa democracia não sobreviverá”, declarou.

Por seu turno, Tinubu, que recebeu o Prémio de Personalidade do Ano, declarou que a democracia está em perigo no país.

-0- PANA MON/VAO/ASA/AAS/SOC/MAR/IZ 30set2011