Agência Panafricana de Notícias

Dois jornalistas processados na Gâmbia

Banjul, Gâmbia (PANA) - Dois jornalistas gambianos estão a ser julgados na Gâmbia por "conspiração" e "divulgação de falsas notícias", soube-swe de fonte oficial no local.

Trata-se do editor em chefe do jornal gambiano "The Voice", Musa S. Sheriff, e do seu colega M.K. Marenah, que foram apresentados quinta-feita última diante duma tribunal por "conspiração" e "divulgação de falsas notícias" mas continuam a clamar a sua inocência.

A acusação pediu o adiamento da audiência para lhe permitir apelar testemunhas na data do julgamento e rejeitou um pedido de libertação sob caução alegando que Musa S. Sheriff é muito influente e que pode inverter o quadro a seu favor.

Para justificar a recusa da liberdade sob caução, a acusação invocou igualmente riscos de fuga do país para o réu.

Contrariando-o, o advogado da defesa, Lamin S. Camara, pediu uma liberdade sob caução para o seu cliente que foi fixada pelo presidente do tribunal a 20 mil dalasis, ou seja 512 dólares americanos, para cada um dos réus.

Os dois jornalistas são acusados de conspiração por terem divulgado um artigo em que afirmam que 19 jovens do partido do Presidente da República, Yahya Jammeh, ingressaram no Partido Democrático Unificado (oposição).

As audiências vão retomar a 21 de janeiro próximo, segundo a fonte.

-0- PANA MSS/MA/MTA/JSG/MAR/DD 17jan2014