Dois "inimigos do processo de paz" no Sudão do Sul na mira dos Estados Unidos
Cartum, Sudão (PANA) - Os Estados Unidos sancionam dois dirigentes sul-sudaneses, considerados como "inimigos do processo de paz" naquele país, anunciou o secretário de Estado do Estado americano, Michael R. Pompeo.
Trata-se do ministro dose Assuntos Governamentais, Martin Elia Lomuro, e do ministro da Defesa e Veteranos, Kuol Manyang Juuk, sancionados pelo seu envolvimento em ações nocivas à paz no Sudão do Sul, de acordo com um comunicado publicado segunda-feira última pelo Departamento do Escritório de Controlo dos Ativos Estrangeiros (OFAC).
Segundo o documento, ambos foram sentenciados em virtude do decreto executivo 13664, intitulado "Bloqueio de propriedade de certas pessoas no Sudão do Sul", que visa responsaveis ou cúmplices, ou pessoas implicadas em ações ou políticas ameaçantes à paz, segurança ou estabilidade naquele país do leste de África.
"O anúncio de hoje demonstra o empenho contínuo dos Estados Unidos em promover a responsabilidade daqueles cujas ações ameaçam a implementação do processo de paz no Sudão do Sul. Os Estados Unidos estão dispostos a impor novas medidas contra todos aqueles que insistam em agravar o conflito e estorvar os esforços de paz envidados no Sudão do Sul", lê-se no comunicado.
Os esforços para minar a paz privaram o Sudão do Sul da segurança, estabilidade e da confiança no governo, necessário para negociar e implementar uma paz duradoura, segundo a nota.
Os Sul-sudaneses merecem líderes empenhados em lançar bases para uma transição política pacífica e bem-sucedida, defendem os Estados Unidos.
Exortam ao Governo do Sudão do Sul e aos líderes da oposição a distanciarem-se dos detratores do processo de paz e adotarem os compromissos necessários para formarem um Governo inclusivo, como parte da prorrogação do prazo.
Estas sanções, lê-se no comunicado, não são medidas permanentes e podem ser levantadas se os indivíduos sancionados aderirem verdadeiramente ao processo de paz no Sudão do Sul.
-0- PANA MO/MA/AKA/BEH/DIM/DD 18 dezembro2019