Agência Panafricana de Notícias

Dois ganenses processados no Gana por tentar roubar carga de petróleo importada da Nigéria

Accra, Ghana (PANA) – Dois homens compareceram terça-feira diante dum tribunal itinerante de Accra )por ter tentado roubar uma carga de petróleo importada pelo Gana da Nigéria e estimada em 48 milhões de dólares americanos.

Trata-se de Ofodeme Ikenna Sylvester, de 35 anos de idade, diretor das operações da empresa Zicokem, e de Deniis Ofori Carter, um empresário ganense, que beneficiaram duma liberdade provisória mas devem comparecer novamente a 1 de junho próximo.

Eles declararam-se inocentes quanto às quatro acusações de conspiração, posse de documentos falsificados, tentativa de roubo e fraude.

Uma terceira pessoa, Nwangwu Idu, diretor-executivo da empresa nigeriana Diamond Shipping Company, também acusado dos mesmos factos, não compareceu.

O assunto remonta a agosto de 2010 quando a empresa nacional de petróleo do Gana, Tema Oil Refinery, importou o crude cifrado em oito milhões de dólares americanos da Nigéria, precisamente fornecido por uma empresa nigeriana, Sahara Group, através da Refinaria Petroplus e pago consequentemente.

Por outro lado, duas outras empresas afirmaram em fevereiro último serem os proprietários da carga exigindo que fossem pagas.

Segundo a acusação, cada um dos dois grupos forneceu documentos que proviriam da Nigeria Petroleum Corporation (NNPC), mas que se revelaram falsos após exame.

Um advogado da defesa disse ter sido surpreso pelo caráter criminal do processo judicial, já que Sahara Group empreendeu uma ação contra os acusados no tribunal comercial de Accra a fim de ser indemnizado.

-0- PANA MA/SEG/NFB/JSG/IBA/MAR/DD 18maio2011