Agência Panafricana de Notícias

Dois elementos das forças especiais líbias e oficial de segurança mortos em Benghazi

Tripoli, Líbia (PANA) - Dois elementos das forças especiais líbias e um oficial da segurança da Polícia Municipal foram assassinados sábado em duas operações diferentes perpetradas em Benghazi, no leste da Líbia, anunciaram fontes de segurança e sanitárias da cidade.

Os dois elementos das forças especiais que estavam estacionados num posto de controlo sofreram tiros disparados desde um veículo que passava perto deles, enquanto o oficial foi assassinado por homens não identificados que dispararam contra ele enquanto circulava a bordo do seu veículo na estrada que conduz ao Aeroporto Benina de Benghazi.

Estes assassinatos ocorrem pouco depois do desdobramento, sexta-feira à noite, de diferentes unidades do Exército líbio em Benghazi para garantir a segurança desta cidade que vive há algum tempo eventos sangrentos marcados por assassinatos e explosões que já fizeram dezenas de vítimas.

Há alguns dias, os ministros líbios do Interior e da Defesa anunciaram, diante do Congresso Nacional Geral (CNG, Parlamento), a execução de um plano comum no qual participam todos os serviços de segurança e militares do Estado.

Este plano consiste em dividir a zona em duas secções, das quais a primeira abrange a única direção de segurança da cidade de Benghazi e a outra as direções das outras cidades desta parte do país.

Prevê igualmente a criação de uma brigada de segurança única que garanta a tutela e a coordenação de todos os serviços de segurança para melhor impor a estabilidade em Benghazi.

-0- PANA AD/IN/AAS/SOC/MAR/IZ 10nov2013