Dois elementos da Guarda Nacional mortos no norte do Mali
Bamako, Mali (PANA) – Dois elementos da Guarda Nacional morreram e um outro foi dado como desaparecido sexta-feira última em Tombouctou (nordeste do Mali) durante o furto do seu veículo de entrega de refeições aos seus camaradas na residência do governador da região, soube a PANA de fontes locais concordantes.
Homens armados não identificados atacaram, na manhã de sexta-feira o veículo de entrega de refeições da Guarda Nacional a elementos destacados na residência do governador, matando dois guardas e roubando uma máquina e pondo-se em fuga logo de pois, segundo as mesmas fontes.
Investigações foram abertas pelas forças de defesa nacionais e pelo Mecanismo de Coordenação Operacional (OMC), composto por soldados do Exército regular e por ex-combatentes dos grupos armados do norte, para determinarem as circunstâncias exatas do ataque e encontrarem possíveis assaltantes ou seus cúmplices.
O objetivo do MOC é realizar patrulhas mistas nas regiões do norte do Mali, nomeadamente Tombouctou, Gao e Kidal), a fim de proteger as populações e seus bens, numa zona onde impera, há anos, uma grave crise de segurança.
O MOC é uma das principais recomendações do acordo de paz e reconciliação no Mali, assinado entre maio e junho de 2015 entre o Governo do Mali, grupos armados do norte e a comunidade internacional, com vista a alcançar uma paz final neste país.
Depois de uma série de rebeliões separaristas tuaregues, exacerbadas nos últimos anos por ataques terroristas no norte e centro do país contra as forças de defesa e segurança nacionais, soldados da MINUSMA (Missão das Nação Unidas para a Paz no Mali) e mesmo a população civil.
-0- PANA GT/BEH/MAR/DD 01junho2020