Tunis, Tunisie (PANA) - Unidades da Marinha Tunisina acabam de recuperar dois corpos sem vida de emigrantes clandestinos ao largo das costas tunisinas, anunciou a Gendarmaria Nacional.
Num comunicado publicado sexta-feira última, a que a PANA teve acesso, a Gendarmaria informou que a Marinha Tunisina frustrou, no mesmo contexto, 23 tentativas de emigração clandestina para a Europa, que resultaram na interceção de 942 pessoas, maioritariamente subsarianos.
Recentemente, ou seja, de 4 a 6 de abril corrente, a Marinnha Nacional recuperou 13 corpos sem vida, intercetou 4.328 emigrantes e frustrou 17 tentativas de emigraçâo clandestina a partir das costas tunisinas, de acordo com a mesma fonte.
Na mesma ocasiâo, foram apreendidos 109 motores de piroga, revelou a fonte.
Autoridades tunisinas anunciam constantemente a captura de emigrantes e a sua reconduçâo à Tunìsia, o que não param de denunciar organizações nacionais e internacionais de defesa dos direitos humanos.
Elas acusam autoridades tunisinas de se terem transformado em "simples guardas costeiros das fronteiras europeias mediante ajudas insignificantes."
Também alertam para ameaças ligadas a práticas racistas contra emigrantes e requerentes de asilo.
-0- PANA YY/IN/JSG/SOC/DD 13abril2024