Agência Panafricana de Notícias

Dois casos de gripe suína confirmados na Côte d'Ivoire

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- Um novo caso confirmado pelo laboratório do Instituto Pasteur da Côte d'Ivoire eleva para dois o número de pessoas contaminadas pelo vírus AH1N1 da gripe suína neste país, soube a PANA quinta-feira de fonte sanitária em Abidjan.
Este novo caso afecta uma rapariga de 20 anos de idade que esteve em contacto muito próximo do primeiro caso confirmado segunda-feira última, por ter sido ambos entre os 57 passageiros do voo SN 245 de Bruxel Airlines proveniente de Bruxelas via Monróvia (Libéria) a 19 de Junho corrente.
Estes passageiros e 48 outras pessoas próximas do primeiro caso detectado estão em observação em centros de Abidjan, segundo o director da Vigilância Epidemiológica, Daniel Ekra.
As amostras foram enviadas ao centro-laboratório da Organização Mundial da Saúde (OMS) para certificação do resultado do Instituto Pasteur da Côte d'Ivoire.
"Em caso de contacto com uma pessoa doente ou superfícies ou objectos potencialmente infectados, as pessoas em causa não devem cocer os olhos, o nariz ou a boca sem ter lavado em primeiro lugar as mãos com água e sabão", recomenda a OMS num comunicado.