Dois capacetes azuis mortos em ataque terrorista no norte do Mali
Bamako, Mali (PANA) – Dois capacetes azuis da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) morreram e quatro outros ficaram feridos, dos quais um gravemente, num ataque terrorista ocorrido sexta-feira última em Tombouctou, no norte do Mali, anunciou um comunicado onusino publicado segunda-feira.
A nacionalidade das vítimas, das quais uma mulher, não foi precisada pelo comunicado, que no entanto explicou que homens armados não identificados dispararam contra uma patrulha da Polícia das Nações Unidas (UNPOL, sigla em inglês) em Tombouctou.
Os feridos, dos quais um grave, estão a receber presentemente tratamentos apropriados no Hospital Militar da MINUSMA em Tombouctou, lê-se no documento.
Um assaltante foi neutralizado e material bélico encontrado na sua posse recuperado, acrescentou a fonte, anunciando que uma força de reação rápida da missão onusina foi imediatamente enviada ao local para garantir a segurança do mesmo.
Ao reagir a este enésimo ataque perpetrado contra os capacetes azuis desdobrados no Mali desde 2013, o representante do Secretário-Geral das Nações Unidas e chefe da MINUSMA, El-Ghassim Wane, disse-se “profundamente chocado com este ato hediondo."
Condenou-o firmementea, apresentando ao mesmo tempo as suas "condolências mais entristecidas" aos Governos dos países de que são oriundos os finados capacetes azuis, bem como às suas respetivas famílias e aos seus irmãos de armas.
Desejou por outro lado rapídas melhoras aos quatro capacetes azuis feridos.
"Apesar de um ambiente operacional difícil, a MINUSMA não poupará nenhum esforço para levar a cabo normalmente o seu mandato”, garantiu El-Ghassim Wan, sublinhou a necessidade de fazer o seu possível para identificar os autores deste ato e julgá-los.
Lembrou que os ataques contra os capacetes azuis podem constituir crimes de guerra conforme o Direito Internacional.
-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/DD 19dez2022