Dois capacetes azuis mortos em ataque com engenho improvisado no centro do Mali
Bamako, Mali (PANA) - O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Mali, El-Ghassim Wane, condenou com veemência o ataque com engenho explosivo improvisado contra uma caravana da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mal i(MINUSMA), ocorrido sexta-feira em Douentza, no centro do Mali, provocando a morte de dois capacetes azuis e o ferimento de um outro.
Num comunicado trransmitido à PANA, o representante especial de António Guterres, SG das Nações Unidas, apresentou as suas sentidas condolências às famílias dos soldados mortos, bem como aos governos dos seus respetivos países, desejando rápidas melhoras ao ferido.
"Uma semana dura, muito dura para nós. Nunca diremos basta à dificuldade da nossa tarefa e à extrema dedicação dos nossos capacetes azuis”, acrescentou o representante especial.
Quarta-feira última, um capacete azul jordaniano foi morto e três outros ficaram feridos numa emboscada terrorista em Kidal, no extremo-norte do Mali.
O representante especial da MINUSMA lembrou que os ataques perpetrados contra os capacetes azuis das Nações Unidas podem constituir crimes de guerra nos termos do Direito Internacional.
Exortou as autoridades malianas a fazerem o seu possível para identificarem os autores deste ato, a fim de que eles possam ser rapidamente julgados em diante da Justiça.
El-Ghassim Wane reafirmou que os "ataques cobardes perpetrados pelos grupos extremistas não minarão em nada a determinação da MINUSMA a trabalhar para a cumprimento do seu mandato em apoio ao povo e ao Governo do Mali na sua busca da paz e estabilidade”.
-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/DD 05junho2022