Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Dois capacetes azuís da Missão das Nações Unidas para a Segurança no Mali (MINUSMA) morreram e quatro outros ficaram feriados na explosão de um engenho explosivo improvisado ocorrida em Timbuktu, no norte do país, de acordo com um comunicado onusina.
As vítimas estavam numa caravana logística da MINUSMA que rumava para Timbuktu e que acionou o engenho explosivo improvisado a norte de Mopti, o que resultou na morte dos dois soldados de manutenção da paz e no ferimento de outros quatro, de acordo com a nota.
O representante especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e chefe da MINUSMA, El-Ghassim WANE, condenou fortemente este ataque, segumdo a mesma fonte.
Lembrou que ataques contra forças de paz das Nações Unidas podem constituir crimes de guerra à luz da lei internacional, disse o comunicado.
A ONU insta autoridades malianas a não pouparem esforços para identificar autores destes ataques, para que possam ser rapidamente levados à justiça.
Sublinha que este novo ataque, como outros anteriores, recorda mais uma vez a imperiosa necessidade de se envidar esforços ainda mais sustentados para se estabilizar o centro do Mali.
-0- PANA NTDD/IS/SOC/MAR/DD 07março2022