Dois capacetes azuis da MINUSMA mortos no norte do Mali
Bamako, Mali (PANA) - Dois capacetes azuis egípcios da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) morreram num ataque terrorista, ocorrido sábado à noite, no norte do Mali, soube a PANA de fonte de segurança.
O ataque foi perpetrado por homens armados não identificados, contra um caravana da MINUSMA, perto de Tarkint, na província de Gao, no norte do Mali,
Num comunicado transmitido este domingo à PANA, em Bamako, o representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, no Mali, e chefe da MINUSMA, Mahamat Saleh Annadif, condenou com veemência este ataque mortal.
"Enquanto a caravana efetuava a ligação Tessalit-Gao, indivíduos armados não identificados atacaram-na numa paragem, e mataram dois capacetes azuis. Os capacetes azuis da MINUSMA ripostaram com firmeza e puseram em fuga os assaltantes”, explica o comunicado.
Annadif exprimiu a sua indignação por este ataque perpetrado contra as forças de manutenção da paz das Nações Unidas, no Mali, e declarou que “estes capacetes azuis morreram ao serviço da paz, no Mali”, condenando firmemente “atos cobardes que visam paralisar as operações da Missão no terreno”.
"Devemos conjugar todos os esforços a fim de identificar e prender os responsáveis por estes atos terroristas para eles responderem pelos seus crimes em Tribunal”, concluiu.
O chefe da MINUSMA apresentou as suas sentidas condolências às famílias das vítimas bem como aos seus próximos.
Várias dezenas de capacetes azuis foram mortos, desde o início da sua presença em 2013, no Mali. A missão onusina no Mali é considerada como a mais mortífera, segundo a ONU.
-0- PANA GT/TBM/FK/IZ 14junho2020