Túnis, Tunísia (PANA) – Os candidatos independentes, Kais Saied, e Nabi Karoui, magnata de imprensa detido, venceram a primeira volta das eleições presidenciais antecipadas de domingo último na Tunísia, anunciou segunda-feira o Instituto de Sondagem Sigma Conselho.
O anúncio foi feito com base nos resultados parciais, divulgados segunda-feira à tarde, pela instância eleitoral tunisina relativamente às eleições presidenciais antecipadas que decorreram, domingo, confirmam
Depois da contagem de 52 por cento dos boletins de voto, os resultados preliminares concedem a Saied 18,7 por cento dos votos contra 15,5 porcento a Karoui.
Inesperados na linha de chegada, os dois independentes dominam os candidatos dados potencialmente favoritos, como o islamita Abdelfattah Mourou, que ocupa a terceira posição com 13,1 por cento dos votos, o ex- ministro da Defesa, Abdelkrim Zbidi com 9,8 porcento, e o primeiro-ministro cessante, Youssef Chahed com 7,4 porcento.
A mesma tendência foi registada pela rede associativa Mourakiboun, cujas estimativas atribuem a Kaid Saied entre 17,6 e 19,2 por cento dos votos e a Nabil Karoui entre 14,8 e 16,2 por cento dos votos, diante do islamita Mourou que tem entre 12,2 a 13,2 por cento sufrágios expressos.
Domingo último à noite, o presidente da Instância Superior Independente Eleitoral (ISIE), Nabil Baffoun, declarou prever que os resultados preliminares globais iam ser proclamados um dia depois à noite.
-0- PANA BB/IS/MAR/DD 18set2019