Dois altos responsáveis norte-americanos visitam Nigéria
Washington, Estados Unidos (PANA) - Dois altos responsáveis norte-dos Estados Unidos devem ter chegado à Nigéria segunda-feira no quadro de um périplo conducente também ao Quénia, à África do Sul e Namíbia, com base na diplomacia económica, anunciou o Departamento de Estado norte-americano.
Trata-se da sub-secretária de Estado americana adjunta, Akunna Cook, e da diretora interina da iniciativa Service Prosper Africa (Negócios Prósperos em África), Prosper Leslie Marbury, que se reunirão com empresários, mulheres proprietárias de pequenas e médias empresas, investidores e decisórios políticos nos países supracitados.
Prevista para 14 de fevereiro a 1 de março próximo, esta missão visa dinamizar o comércio e o investimento norte-americanos nas indústrias criativas, nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e nas tecnologias digitais, bem como na energia e nas infraestruturas, entre outros setores de crescimento rápido no continente africano, segundo a mesma fonte.
O comunicado lembra que, em novembro último, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, efetuou um périplo por África para manifestar do o compromisso dos Estados Unidos de reforçar os seus laços económicos, sociais e políticos com os seus parceiros no continente.
A delegação desenvolverá este compromisso ao conetar empresas e investidores aos instrumentos e recursos de Service Prosper Africa para eliminar obstáculos ao comércio e ao investimento, avançar transações e promover oportunidades comerciais.
De acordo com o comunicado, esta visita de diplomacia económica é a primeira de uma série organizada pelo Departamento de Estado para fazer evoluir o comércio e o investimento norte-americanos em África no quadro da iniciativa Service Prosper Africa tomada pelo Governo norte-americano.
"Ao trabalhar conjuntamente com o setor privado e os nossos parceiros africanos, o Governo norte-americano estimula investimentos na inovação, nas oportundiades e soluções criativas africanas para problemas mais urgentes do mundo”, acrescentou o Departamento de Estado.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/FK/DD 14fev2022