Dois acordos e vários compromissos marcam visita do Presidente turco ao Togo
Lomé, Togo (PANA) - O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, terminou terça-feira, em Lomé, uma visita oficial de algumas horas, marcada pela assinatura de dois acordos e compromissos assumidos em vários domínios com vista a reforçar as relações diplomáticas e comerciais com o Togo, constatou a PANA no local.
Lomé e Ancara assinaram um memorando de entendimento sobre uma troca de terrenos em nome das missões diplomáticas do Togo e da Turquia, e um acordo sobre a sede da Fundação Maarif, à quem está confiada a Escola Internacional Togo-Turquia, para marcar as relações no setor da educação.
Os dois chefes de Estado, que reviram as relações económicas, defenderam "a necessidade de reforçar e diversificar ainda mais o seus comércios e facilitar os fluxos de investimentos entre Ancara e Lomé, através da aproximação contínua e sustentada dos setores privados togolês e turco.
Para além das questões económicas, os dois chefes de Estado decidiram "reforçar ainda mais a sua cooperação no domínio da saúde, através de medidas antecipadas proativas, visando o reforço das capacidades do pessoal de saúde e a disponibilização de meios técnicos e logísticos adequados".
Sobre a espinhosa questão da defesa e segurança, Gnassingbé e Erdogan decidiram que, face às persistentes ameaças à segurança no Mundo, em geral, e em África, em particular, deve reforçar-se a cooperação bilateral em matéria militar, atuando sobre as capacidades logísticas e reforçando a indústria de defesa.
Vários ministros e operadores económicos turcos tomaram parte na viagem.
Os Presidentes do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kabore e da Libéria, George Weah, encontraram-se igualmente com o Presidente turco, em Lomé, durante uma minicimeira dedicada às questões de segurança e defesa.
As relações entre o Togo e a Turquia apanharam balanço, nos últimos anos, com a aproximação diplomática entre os dois países, bem como com a assinatura de várias convenções para intercâmbios económicos e comerciais, e com a criação de uma embaixada turca, em Lomé, e a do Togo num futuro próximo, em Ancara.
-0- PANA FAA/JSG/DIM/IZ 20out2021