Cotonou, Benin (PANA) - Dois a três casos confirmados de covid-19 são detetados por dia em Atacora, no noroeste do Benin, segundo Jacob Namboni, diretor provincial da Saúde.
Interrogado pela Agência de Notícias do Benin (ABP), Namboni precisou que, de 5 a 13 de julho, foram detetados 350 casos suspeitos foram despistados, o que possibilitou a identificação de 22 casos confirmados de covid-19, correspondentes em média, a dois a três casos detetados por dia.
Dos 22 casos detetados, um é de Porga (uma localidade turística na fronteira com o Burkina Faso e que abriga uma grande reserva, e um outro de Kouandé. Entre estes 22 casos, apenas quatro apresentaram sinais graves e foram evacuados para Parakou, onde o seu estado de saúde melhorou, explicou.
“Criamos um laboratório de referência para confirmar os casos, em 24 horas, além do teste rápido de diagnóstico. Esta capacidade aprimorada tornou possível detetar um número significativo de casos suspeitos e casos sob solicitação ”, afirmou Jacob Namboni.
Segundo as estatísticas mais recentes, o Benin, que confirmou o seu primeiro caso de covid-19, a 16 de março, tem agora mil 602 casos com 31 mortes e 782 curas.
-0- PANA IT/BEH/MAR/IZ 19julho2020