Agência Panafricana de Notícias

Dois Franceses e três Senegaleses detidos na Casamança

Ziguinchor, Senegal (PANA) – Dois cidadãos franceses que se encontravam na Casamança, no sul do Senegal, foram detidos, domingo à noite, e colocados em detenção preventiva na brigada da Gendarmaria de Sédhiou (Média Casamança), juntamente com três Senegaleses, soube a PANA de fontes concordantes.

Segundo estas fontes, estas cinco pessoas detidas são acusadas de terem filmado, sábado, uma simulação de ataque num conflito armado sem autorização na localidade de Marsassoum, uma comuna rural situada a 50 quilómetros a norte de Ziguinchor, a principal cidade de Casamança, assolada por uma rebelião independentista há 30 anos.

A identidade dos dois Franceses não foi revelada pelos gendarmes que invocaram imperativos de inquérito, mas os três cidadãos senegaleses seriam membros duma associação local denominada « Tessito » da localidade de Marsassoum.

Lembre-se que os combatentes do Movimento das Forças Democráticas da Casamança (MFDC), o grupo rebelde que reivindica a independência da Casamança há cerca de 30 anos, perpetram regularmente ataques contra veículos para despojar os passageiros dos seus bens.

Este fenómeno que havia registado um abrandamento há vários anos retomou-se há cerca de dois meses e está a intensificar-se de dia para dia, provocando muitos confrontos com as forças de segurança.

-0- PANA MAD/TBM/FK/IZ 21fev2011