Dois Cabo-verdianos infetados com Covid-19 em Portugal
Praia, Cabo Verde (PANA) – O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, revelou esta quarta-feira que dois cidadãos cabo-verdianos residentes naquele País estão infetados com o vírus do Covid-19 (coronavírus).
Em declarações à Radio de Cabo Verde (RCV), Eurico Monteiro disse que a Embaixada tem acompanhado a situação dessas pessoas, ao mesmo tempo que vem mantendo os familiares dos doentes informados.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) de Portugal anunciou, terça-feira, a existência de 160 mortes e sete mil 443 casos de Covid-19 neste país europeu.
O número de óbitos subiu de 140 para 160, uma subida de 14,3 por cento em relação ao último balanço da DGS, enquanto o número de infetados aumentou de seis mil 408 para sete mil 443, mais mil e 35 relação ao dia anterior, o que representa um aumento de 16,2 por cento.
Nas declarações prestadas à RCV, o embaixador Monteiro elogiou a recente medida tomada pelo o Governo português de legalizar todos os estrangeiros com processos pendentes junto do Serviço de Emigração e Fronteiras.
Trata-se, segundo ele, de uma medida para poder beneficiar todos aqueles que estão a ser atingidos pela Covid-19 e assim terem acesso aos planos de saúde.
Eurico Monteiro acrescentou que muitos Cabo-verdianos que neste momento se encontram em situação irregular, em Portugal, vão poder também beneficiar desta medida.
Esta quarta-feira, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, apelou aos emigrantes cabo-verdianos, residentes no estrangeiro, para que cumpram todas as recomendações das autoridades dos respetivos países.
Pediu-lhes que os reencontros com familiares e amigos no país fiquem para depois de ultrapassada a pandemia do Covid-19.
No arquipélago, vivem cerca de 600 mil pessoas. No exterior estima-se a presença de um milhão de Cabo-verdianos e descendentes, sobretudo nos Estados Unidos, em Portugal, em França, em Itália, nos Países Baixos e no Luxemburgo, países já fortemente afetados pela pandemia do Covid-19.
Cabo Verde regista seis casos de Covid-19 confirmados e um óbito e encontra-se isolado do exterior, com todos os voos suspensos.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia do Covid-19, já infetou mais de 828 mil pessoas em todo o Mundo, das quais morreram mais de 41 mil.
-0- PANA CS/IZ 01abril2020