Agência Panafricana de Notícias

Docentes universitários da Nigéria suspendem greve de advertência

Lagos, Nigéria (PANA) - O Sindicato do Pessoal Docente das Universidades da Nigéria (ASUU, sigla em inglês) anunciou a suspensão da sua greve de advertência de uma semana a partir desta segunda-feira para permitir ao Governo Federal aplicar um acordo de quatro pontos concluído em 2009.

Segundo o presidente do ASUU, Ukachukwu Awazie, todo o pessoal docente das universidades nigerianas vai retomar as suas atividades académicas nesta segunda-feira.

A diretiva que manda os membros do ASUU retomar o trabalho "não deverá ser percebida pelo Governo como uma desculpa para a letargia e o atraso registado no respeito dos acordos já concluídos em 2009", indicou Awazie citado pela imprensa.

Ele exprimiu o reconhecimento do ASUU aos estudantes, aos encarregados de educação, à imprensa nigeriana e a todos os compatriotas pela sua compreensão da ação sindical e por ter contribuído para que as universidades nigerianas passem a beneficiar da atenção apropriada e merecida por parte do Governo.

Exortou todos os Nigerianos a convencer o Governo Federal a dar aos acordos assinados o tratamento que merecem.

A greve, iniciada a 26 de setembro último após uma longa reunião na universidade de Ibadan sobre a recusa do Governo de aplicar os acordos concluídos em 2009 com o ASUU vai provavelmente ser retomada se o Governo faltar à sua promessa.

-0- PANA VAO/ASA/TBM/IBA/FK/IZ 03out2011