Agência Panafricana de Notícias

Docentes universitários ameaçam greve no Mali

Bamako, Mali (PANA) - O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESUP) do Mali ameaçou convocar uma greve de 48 horas, a partir de 14 janeiro corrente, para protestar contra a "falta de diligência do Governo” na assinatura de um novo protocolo e no pagamento de atrasados das horas extras devidos aos professores.

Esta ameaça está contida numa correspondência do Sindicato enviada ao ministro do Ensino Superior e Pesquisa Científica.

A greve será renovada por 72 horas, de 20 a 22 de janeiro, antes de ser ilimitada se o Sindicato não obtiver a satisfação das suas reivindicações, advertem os sindicalistas na carta enviada ao ministro.

Afirmam que a aplicação imediata dos acordos de 6 de março de 2012 e o pagamento do remanescente das horas extraordinárias de 2012-2013 e de 2011-2012 constituem a única garantia para o arranque normal do ano letivo universitário 2013-2014 no Mali.

Para além disso, o SNESUP exige do Governo a aplicação da nova tabela salarial dos docentes do ensino superior e da pesquisa, a transposição dos assistentes doutorados para o corpo de mestres assistentes (professores) e o reembolso de 11 meses em atraso de seguro doença.

-0- PANA GT/AAS/IBA/FK/IZ 03jan2014