Agência Panafricana de Notícias

Docentes sul-africanos organizam marchas de protestos

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Milhares de professores sul-africanos descontentes iniciaram esta quarta-feira de manhã marchas de protestos na Cidade do Cabo e em Pretória.

O Sindicato Democrático dos Professores da África do Sul (SADTU) espera a participação de 25 mil membroes nas diferentes marchas destinadas a levar a ministra da Educação, Angie Motshekga, à demissão.

Os professores estão em fúria contra a governante sul-africana, que teria fracassado na sua iniciativa de melhorar as normas do ensino no país.

Os membros do SADTU trabalhavam de forma passiva desde o regresso dos alunos das festas de Páscoa , mas Motshekga advetiu que a greve não podia ser justificada.

O principal partido da oposição, a Aliança Democrática (DA), condenou o SADTU por ter apelado aos estudantes para participar na greve.

« É um ataque contra os direitos constitucionais dos nossos estudantes. O SADTU vai à deriva. Os seus membros perderam de vista as necessidades dos estudantes que eles servem», deplorou a deputada Annette Lovemore.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/FK/TON 24abril2013