Agência Panafricana de Notícias

Docentes da Universidade de Kinshasa entram em greve

Kinshasa, RD Congo (PANA) - Os professores da Universidade de Kinshasa (UNIKIN), na RD Congo, decidiram iniciar segunda-feira uma greve de duração indeterminada para exigir o pagamento dos seus atrasados salariais, entre outras reivindicações.

A decisão foi tomada no termo de uma assembleia geral extraordinária convocada sábado pela Associação dos Professores da UNIKIN (APUKIN), indica um comunidado transmitido domingo à PANA em Kinshasa.

A nota explica que apesar dos contactos mantidos com os Ministério das Finanças e dos apelos lançados durante uma assembleia geral anterior, "os nossos salários em atraso dos meses de setembro a dezembro de 2010 continuam não pagos".

Acusando o Governo de não respeitar um protocolo de acordo assinado em abril de 2010, os professores deploram que o estatuto particular previsto neste acordo nunca tenha sido discutido a nível do Executivo e do Parlmento.

Eles prometem entretanto passar a reunir-se de duas em duas semanas para avaliar a vontade do Governo de honrar os seus compromissos.

A assembleia geral extraordinária foi alargada a outros estabelecimentos de ensino superior e universitário e associações sediadas na capital congolesa.

-0- PANA LAPS/TBM/IBA/IZ 03abril2011