Agência Panafricana de Notícias

Doadores concedem $ 130 milhões para programas em África

Túnis- Tunísia (PANA)-- Pelo menos 130 milhões de dólares americanos foram mobilizados para apoiar os programas do Fundo Monetário Internacional em África, soube a PANA no termo duma reunião de doadores na sede do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), em Túnis.
O director geral-adjunto do FMI, Murilo Portugal, indicou que estes programas visavam ajudar os países da África subsariana em matéria de governação económica e financeira e criar políticas macroeconómicas sólidas.
Segundo um comunicado do BAD, este fundo servirá nomeadamente para financiar a terceira fase do "programa dos centros regionais de assistência técnica em África (AFRICAR)".
Foram já criados três centros sub-regionais de assistência, sendo o primeiro para a África do Leste, baseado desde 2002 na Tanzânia, o segundo para a África Ocidental francófona, desde 2003 no Mali, e o terceiro para a África Central, desde 2007 no Gabão.
Dois outros centros vão ser abertos, um nas ilhas Maurícias para a África Austral e um outro no Gana para a África Ocidental não francófona.
A reunião de Túnis registou a participação de vários países doadores, dos quais o Reino Unido, a Suíça, a Alemanha, a Finlândia, o Luxemburgo e, pela primeira vez, o Brasil, além do BAD e do Banco Islámico de Desenvolvimento (BID).
Os compromissos recolhidos representam 63 por cento das necessidades financeiras requeridas para os próximos cinco anos (2010-2014), indicou Portugal.
O presidente do BAD, Donald Kaberuka, reiterou o compromisso da instituição que dirige a favor do programa do FMI.
Recordou que este programa constituia "uma resposta ao apelo dos dirigentes africanos à comunidade internacional para aumentar a assistência técnica" em África para o reforço das suas capacidades institucionais.